I N N O V A T A R G E T

Loading

O processo de criação ou divulgação de qualquer tipo de produto ou serviço demanda tempo, planejamento e principalmente uma série de decisões, todos nós buscamos honrar a jornada dedicada em estruturar algo que pode mudar todo um segmento de mercado, ou até mesmo milhares de vidas. Após colocar em prática táticas e estratégias definidas em diferentes fatores do planejamento é extremamente necessário colocar as análises e métricas a frente de tudo. Você acompanha o desenvolvimento e índices de suas vendas mas ainda não sabe se o resultado almejado está sendo alcançado? Hoje vamos te ensinar a calcular a métrica mais importante quando falamos em negócios, independente do segmento de atuação.

O que é o ROI

O ROI (Return on Investment) é o indicador que mostra exatamente o quanto de ganhos ou prejuízos determinado produto ou serviço está oferecendo de acordo com a verba investida nele, ou nas ferramentas analisadas.

É através do ROI que uma estratégia pode ser otimizada ou descartada conforme sua performance, além disso o ROI é um ótimo direcionamento na fase de planejamento após colocar certas ações em prática, pois ele trará uma visão analítica que permite, de acordo com o mercado, traçar objetivos cada vez mais reais em relação ao cenário vigente.

Como o cálculo do ROI é feito

Suponhamos que sua empresa tenha investido 10 mil reais em algum tipo de estratégia, e através disso obteve um lucro de 100 mil reais, o cálculo para obter o ROI deve ser feito da seguinte maneira:

ROI = 100.000 – 10.000 / 10.000 = 9

Ou seja:
O cálculo do ROI consiste no valor da receita obtida pela estratégia em vigor, subtraída pelo valor da verba investida e dividida pelo mesmo valor da verba investida, ou seja, o custo.
No exemplo acima, se multiplicarmos por 100, alcançamos a porcentagem de 900% de retorno, ou seja, um investimento válido e uma estratégia que pode ser otimizada para alcançar resultados ainda maiores.

Porque o ROI é tão importante?

O cálculo do ROI se aplica não somente as campanhas digitais, mais também a diversas áreas dentro da empresa, o que clarifica muito quando uma atribuição de budget anual está sendo feita por exemplo, ou quando algum relatório relacionado as ferramentas utilizadas para divulgação precisa ser apresentado, definindo a continuação ou não de um projeto.

É justamente através da apresentação do ROI aliado a outras métricas que a eficácia do Marketing Digital é comprovada, pois os dados analíticos, envolvendo desde qual meio foi utilizado, criação e pulverização de mídia por exemplo, demonstram quais canais devem ser mantidos ou não em sua estratégia.

Se o ROI for realmente utilizado como um norte é possível podar algumas práticas que trazem prejuízo em qualquer tipo de campanha, como por exemplo, a utilização de diversas landing pages para uma mesma campanha sem uma comunicação unificada, ou até mesmo o lançamento muito próximo de campanhas com o mesmo produto central, o que atrapalha as conversões e prejudica totalmente o faturamento.

Utilizando corretamente o ROI

O ROI é um dos indicadores centrais, mas seu uso deve ser cauteloso para que não se torne algo prejudicial e que transforme seu negócio em algo engessado, fazendo com que as possibilidades sejam anuladas. É necessário se atentar a alguns fatores:

Mova-se:

Os resultados demonstrados não foram os esperados? Seja extremamente analítico e tente extrair ao máximo aprendizado, aja rápido e seja criterioso com o investimento da verba em uma nova estratégia;

Não se acomode:

Se o caso for o contrário e os resultados foram iguais ou acima do esperado, isso não é um motivo para deixar de pensar em mais possibilidades, ou seja, em otimizar a estratégia utilizada;

Leve em consideração outros aspectos:

Quando utilizamos o ROI levamos em consideração somente o investimento total, sem focar em fatores como o tempo de veiculação de uma campanha, por exemplo, por isso não hesite em atrelar outras métricas às suas análises.

Compartilhe com sua equipe:

Independentemente dos resultados obtidos serem positivos ou negativos é extremamente necessário manter uma relação honesta com sua equipe, através da divulgação das análises é possível obter novas ideias para os próximos investimentos, ou como alterar o cenário do atual.

Agora que você já sabe como o ROI deve ser calculado invista em um planejamento que contemple não somente as ações, mas também a análise de seus resultados! Se mesmo após ler nosso artigo alguma dúvida surgir, não hesite em nos contatar! Não esqueça que nós da Innova estamos aqui para te ajudar na jornada até os resultados almejados!

Facebook Comments

Post relacionado